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27.06.2020

8 dicas para aumentar o faturamento da sua oficina mecânica

Você já tem sua empresa, tem uma boa carteira de clientes mas você se pergunta como aumentar o faturamento da sua oficina mecânica? Confira essas dicas.

Ligia Baraldi - Marketing STRIKE BRASIL®

Você já tem sua empresa, ela tem uma boa carteira de clientes mas você vive se perguntando como aumentar o faturamento de sua oficina mecânica? Então esse texto é para você. 
 
Às vezes a correria do dia a dia não deixa sobrar tempo para ficar pensando em como ter maior rendimento financeiro, como aumentar o ticket médio, como ampliar a rede de clientes. 
 
Nós sabemos como a rotina de uma oficina pode ser complicada, cheia de pequenas situações emergenciais para resolver, sobrando pouca energia para pensar nessas questões de melhorar a performance da sua mecânica. 
 
Por isso separamos 8 dicas que te ajudarão a aumentar o faturamento mensal da sua loja. 

1) Atendimento qualificado

O serviço da sua mecânica é muito bem feito, de qualidade, mas como está o atendimento ao seu cliente? Uma equipe bem treinada pode ser a chave para fazer um cliente se sentir “da casa”, voltar a realizar serviços com você, indicar para terceiros, e se tornar um freguês fiel. 

Ter uma equipe qualificada, que entrega um bom serviço, preciso e consegue se relacionar com o cliente é muito importante. Um cliente, que sai da sua loja, satisfeito tem grandes chances de querer voltar. 

Para treinar sua equipe, busque por cursos, ofereça treinamentos, incentive o aprendizado constante. 

2) Cumpra prazos

Carro é algo que as pessoas já não vivem sem, usam ele para ir ao trabalho, levar os filhos na escola, para lazer, viagens então quando um cliente leva seu veículo até a sua oficina mecânica, ele espera ouvir um prazo verdadeiro. 
 
Agilidade na hora da entrega importa sim, mas muito além do que entregar o serviço em poucos dias, o que a maioria dos clientes espera, é que quando seu funcionário der um prazo estimado de quando vai ficar pronto o automóvel, que esse tempo seja cumprido. 
 
Imagine só: se o cliente ouvir que o serviço será feito em uma semana, ele provavelmente vai se organizar para ficar essa semana sem o automóvel dele. Passou desse prazo, o serviço não foi entregue? Há grandes possibilidades do seu cliente se sentir frustrado com a sua loja. 

3) Qualidade no serviço

Como acabamos de falar sobre as estimativas de entrega e prazos, não podemos deixar de mencionar sobre a qualidade do serviço entregue. Veja bem, não faz muito sentido entregar uma tarefa com um prazo curto, se o serviço está sem qualidade, feito às pressas, com uma qualidade duvidosa. 
 
Procure sempre treinar sua equipe para padronizar o modo como um serviço é feito, assim você consegue ter mais segurança de que todos os clientes sairão da sua oficina mecânica com a mesma satisfação e o mesmo serviço de qualidade recebido. 
 
É importante que sua equipe esteja alinhada e entregue o serviço com a qualidade prometida para o cliente na hora do orçamento. Até porque você já deve saber que consertar um serviço fora do padrão, é mais custo para sua empresa. 
 
Um cliente que volta para reclamar de algum serviço, e o seu colaborador precisa mexer naquele carro que já havia sido entregue, é tempo e mão de obra que você está deixando de receber. É tempo que, se o carro tivesse passado por uma revisão final, conferido a qualidade no serviço, provavelmente seu cliente não precisaria voltar, desprender tempo dele e do seu colaborador. 

4) Aumente a oferta de serviços

Estude formas de ampliar os serviços oferecidos na sua empresa, essa é uma forma de aumentar o faturamento de sua oficina mecânica porque você pode atrair novos clientes, além de conseguir subir o ticket médio. 
 
Não é sair fazendo tudo, mas é procurar oferecer algo a mais, que tenha relação com o que você já oferece. Como já foi dito, o carro é imprescindível hoje na vida das pessoas, então se seu cliente puder levar o automóvel dele em um só lugar, onde já vai conseguir resolver dois ou mais problemas de uma vez só, melhor para ele. Se você é esse local que oferece mais de um serviço, melhor para você. 

5) Seja um franqueado da Strike Brasil

  
Ao se tornar franqueado do ramo automotivo, você está lidando com serviços que já foram testados por outras unidades. A Strike Brasil tem mais de 30 unidades pelo Brasil e América Latina, uma empresa consolidada que já tem um nome, um peso e uma qualidade garantida no produto entregue para seus franqueados. 
 
Abrir uma franquia já vai te ajudar a aumentar a oferta de serviços oferecidos na sua oficina mecânica que comentamos no tópico acima. A Strike Brasil auxilia o empresário em todas as etapas, com treinamentos, amparo e dando uma segurança maior na hora de ampliar os serviços e aumentar o faturamento de sua oficina mecânica.
 
Quando o assunto é performance automotiva, a Strike Brasil é referência no país e no exterior. Está entre as 12 melhores franquias do setor automotivo para se investir.
 
O empresário que escolhe abrir uma franquia da Strike Brasil, conta com uma equipe para dar assistência aos franqueados nos mais variados assuntos. A empresa dá total suporte mercadológico, administrativo, técnico, financeiro, marketing e pós-venda. 
 
São 3 modelos de franquia diferentes para o empresário decidir qual se encaixa melhor no que está procurando. Para conhecer mais sobre uma das melhores franquias do ramo automotivo da América Latina, acesse esse material exclusivo com os 10 motivos para se tornar um franqueado Strike Brasil
 
Nossa equipe está à disposição para conversar e tirar dúvidas, basta acessar essa página.  
 

6) Cuidado com o ambiente

Se você deseja aumentar o faturamento de sua oficina mecânica, talvez seja preciso olhar para dentro da sua loja. Como é a apresentação do ambiente e como está a apresentação dos seus colaboradores? Você pode pensar que não, mas a boa apresentação do seu ambiente e funcionários interfere sim no faturamento da sua empresa. 
 
Quando se fala em manter a loja organizada, limpa e os funcionários bem apresentáveis, não estamos dizendo que eles devem estar vestidos de terno e gravata, até porque isso não condiz com a realidade de uma oficina mecânica. 
 
Estabelecer um uniforme, para padronizar a imagem de dentro da sua loja pode ser de grande ajuda. Uma camiseta polo ou um boné, isso além de facilitar o cliente na hora de identificar quem é colaborador ou não, também reforça a marca do seu empreendimento.
 
O mesmo vale para o ambiente, com as cores padrões da sua marca, placas sinalizando cada setor e sala. Essas coisas podem parecer pequenas, mas é importante na percepção do cliente final, que você quer fidelizar e que você deseja que saia falando bem da sua oficina. 

7) Realize parcerias

Buscar parcerias é uma boa forma de aumentar o faturamento de sua oficina mecânica. Abrir uma franquia da Strike Brasil é uma forma de parceria, pois você está negociando com uma franqueadora que vai se tornar sua parceira de negócios, te amparar, auxiliar e que está sempre a disposição de seu franqueado. 
 
Além da parceria com uma grande marca, existem ainda formas diferentes de parcerias. Você pode buscar grupos ou sindicatos de motoristas de aplicativo, de taxistas, essas pessoas dependem de seu automóvel para ter uma renda, são condutores cuidadosos com a manutenção do seu veículo. Além de serem pessoas com um bom networking. Imagine que você faça o serviço no carro de um motorista, ele deve conhecer outros motoristas, pode estar sindicalizado, ter grupos de chat com colegas da profissão, e assim você já consegue aumentar sua cartela de clientes. 
 
Outras parcerias podem ser com clubes de carros específicos, clube de motociclistas (se você oferece serviço para motos), busque na sua cidade por esses nichos e faça parcerias. Lojas de locação de carros, empresas que tenham uma certa frota de veículos, todas essas empresas precisam de manutenção no carro e buscam uma empresa confiável para executar os serviços. 

8) Fique de olho nos gastos

Você já observou como estão os custos da sua oficina mecânica? Para aumentar o faturamento, uma saída é diminuir as despesas. 
 
É claro que só você sabe a realidade da sua empresa, mas avalie o escoamento do seu dinheiro. Quais são as contas mais altas? Tem alguma forma de diminuir? Desde uma simples troca de lâmpada, ou substituir uma mangueira por uma máquina de pressão, até mesmo custos com peças que você precisa comprar terceirizado, será que você está negociando com o melhor fornecedor? 
 
Viu como é possível ter resultados mais satisfatórios na sua empresa? Com essas 8 dicas altamente eficazes você consegue aumentar o faturamento da sua oficina mecânica em poucos meses. Agora é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática. 
 

Escreva nos comentários qual dica você vai implementar primeiro. Se esquecemos de alguma estratégia para aumentar o faturamento, conta pra gente.

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