Agende seu serviço, nós vamos até você

REDES SOCIAIS

CENTRALS DE
ATENDIMENTO

0800 887 0929

18.05.2020

Coronavírus: como se manter produtivo nesse período

Dicas práticas para implementar tanto no atendimento físico quanto para quem está em home office

Ligia Baraldi - Marketing STRIKE BRASIL®

A pandemia declarada oficialmente pela OMS há pouco mais de 2 meses, no dia 11 de março de 2020, a COVID-19, já vem mudando a forma como vivemos. Nesse momento o foco está principalmente na saúde das pessoas e nas medida de contenção do Coronavírus (SARS-CoV-2). 

Governos e órgãos oficiais assumem o papel de liderança nas tomadas de decisões mas cabe também às empresas tomarem a frente diante de tal situação e ajudar no combate à essa doença. 

Esse texto foi preparado para todo empresário, gestor, profissional de venda, que querem encontrar medidas de manter seu negócio funcionando ao mesmo tempo que colabora para a contenção da COVID-19. 
 
Aqui você terá dicas práticas para implementar tanto no atendimento físico quanto para quem está em home office. 

Tempo é crucial


Esse vírus tem um potencial de transmissão bastante expressivo, o que quer dizer que é altamente contagioso, então quanto antes você agir dentro da sua empresa, melhor. 

Tempo é precioso em meio a pandemia, números crescem diariamente, informações que são passadas pela manhã, no fim do dia já estão atrasadas. Então aqui a dica é de tomar decisão o mais rápido que conseguir. Se for necessário, se reúna com sua diretoria para que todos cheguem em soluções juntos. 

Fazendo o que pode, com o que tem


Mudanças no atendimento físico, redução de horas trabalhadas, reorganização de pessoas e times, implementação de home office, e e muitas outras dicas e ideias de como manter sua empresa produtiva nessa quarentena são possibilidades. Faça o que estiver ao seu alcance.




A Ambev usou o etanol de suas cervejarias para produzir 1,2 milhões de unidades de álcool gel e doar. Não quer dizer que você precisa fazer exatamente o mesmo, mas, de alguma forma, esse é o momento de você mostrar o valor da sua marca sendo útil, entregando valor, agregando algo na vida das pessoas. 

Tecnologia para evitar contato entre as pessoas

Esse é o momento de começar a usar a tecnologia a favor do seu negócio. Sabe aquela reunião ou entrevista presencial que pode ser por videoconferência? Sabe aquela reunião que poderia ter sido um e-mail? Agora é hora de aprender a usar aplicativos e ferramentas que venham para somar com a sua empresa. 

Isso serve também para atendimento ao público, se você sempre deixava para depois, para aprender a usar alguma ferramenta de atendimento ao cliente, automatizar algum chat ou coisa parecida, chegou a hora de tirar todas essas ideias do papel e abraçar a tecnologia.
 

Implemente o Home Office

Ainda quando o assunto é tecnologia e gerenciamento de processos e pessoas, o Home Office pode ser a saída ideal para você manter o negócio funcionando, ao mesmo tempo que cuida da saúde dos seus colaboradores. 

É claro que, nem todos os segmentos conseguem implementar essa modalidade de trabalho, novamente, aqui vale a regra do: faça o que está ao seu alcance. Uma coisa é certa: a Covid-19 está trazendo diferentes modos de pensar, de trabalhar e de se relacionar e o Home Office será mais valorizado após o período da quarentena. 

 E aí gestor, vai uma mãozinha aí?

Sabemos que não é nada fácil gerir uma equipe, principalmente à distância. Com isso, estamos aqui para te ajudar com algumas estratégias neste momento de trabalho remoto. Aqui vamos te ajudar a se comunicar, conectar, superar conflitos, fazer o trabalho e melhorar a equipe.

Com as equipes remotas se tornando mais comum, os gestores precisam ajustar as abordagens de gestão para alcançar os objetivos. Ser um bom um gestor com colaboradores remoto significa fazer o básico.

É fundamental ter uma equipe com as seguintes características:
  • Produtividade auto sustentável: Você tem que gastar muito pouco tempo verificando se a equipe está trabalhando;
  • Uso de documentos em tempo real, como um documento Google, ou outra tecnologia em nuvem, para mostrar quando o documento foi visualizado ou alterado, e quem o fez. Isso é ótimo para monitorar a produtividade da equipe com o mínimo de esforço.
  • Confiabilidade ou reputação por resultados de alta qualidade: Sempre que ver algo, como uma boa formatação ou redação de um e-mail, torne o procedimento padrão para equipe.
 

Comunicação é tudo


A pandemia trouxe um sentimento de muitas incertezas para todo mundo, todo os dias novas medidas são apresentadas, novos decretos surgem e em meio à tudo isso, as pessoas precisam se manter informadas e atualizadas. Essa dica é ouro: sua empresa precisa manter atualizados os clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. 

Imagine que você não possa mais abrir as portas do espaço físico por algum decreto e seu cliente decide no mesmo dia ir até sua loja e dá de cara com a porta fechada? Nada positivo para sua empresa, pois esse tempo dele poderia ter sido poupado. 

Por isso use de todos os canais de comunicação que estiver ao seu alcance e orçamento. Os meios digitais, nesse momento de distanciamento estão sendo mais utilizados por todos, que tal então usar das redes sociais, sites, blogs, app de comunicação, emails para conseguir falar com toda sua audiência. 

Não se esqueça que a comunicação interna da equipe de colaboradores também é importante nesse momento, todos precisam estar por dentro do que acontece na empresa, mas principalmente, sobre os comunicados de abertura e fechamento e da liberação para home office. 

Mudanças no atendimento físico 


De acordo com cada decreto municipal, algumas cidades já estão liberando aos poucos a volta do funcionamento de alguns setores. Mesmo com a autorização para abrir as portas, uma série de medidas devem ser tomadas para evitar a propagação do vírus e o contato entre pessoas. 

Reduzir o número de funcionários em atendimento,com regime de revezamento, disponibilizar álcool gel para colaboradores e clientes, uso obrigatório de máscara, distanciamento em filas e salas de espera, entre outras práticas, são essenciais nesse momento. 

Aumente o rigor na higienização


Ainda falando sobre mudanças no atendimento - o ponto chave é a higienização de tudo: desde local físico, corrimão,maçaneta, equipamentos, peças, até mesmo das mãos, cadeiras, torneiras, utensílios compartilhados, como por exemplo se duas pessoas usam o mesmo computador em horários diferentes. 

Algumas empresas estão também tomando todos os cuidados necessário no atendimento presencial, como é o caso da Strike Brasil. 
Nas mais de 30 lojas da franquia, em atendimentos no local físico, medidas para contenção do vírus também estão sendo tomadas.Todos os funcionários utilizam álcool em gel, luvas e máscaras para os atendimentos.

As unidades da empresa estão também atendendo em domicílio e seguindo orientações de atendimento de uma pessoa por vez, com uso de máscaras e luvas. 

O serviço pode ser agendado pelo site, sem sair de casa, e uma equipe de atendentes tira dúvidas, passa orçamento e direciona uma equipe para fazer o atendimento na sua casa. Todos os equipamentos e veículos usados para o atendimento são previamente esterilizados garantindo assim as boas práticas indicadas contra a Covid-19.

Revertendo a crise econômica 

Com a quarentena e o fechamento de muitas empresas, os empresários precisam buscar alternativas para reverter a crise econômica, conseguir manter o fluxo de caixa e a entrada de caixa. 

Programa de fidelidade

Uma maneira de atrair novos clientes e reter os antigos é elaborar um programa de fidelidade. O empresário oferece algum benefício, retribuição ao cliente fiel, ao cliente que está sempre comprando da sua empresa. 

Como a situação financeira de muitas empresas está meio incerta neste momento, não necessariamente, você precise entregar algum presente físico para seu cliente fiel. É possível que seja oferecido voucher de desconto, ticket, porcentagens, ou um desconto em algum outro produto ou serviço da sua empresa. As possibilidades são infinitas aqui, reúna sua equipe e decida o que está ao alcance da empresa nesse momento. 

Delivery

Como citamos o exemplo da Strike Brasil, algumas empresas estão percebendo no delivery uma saída para melhorar as finanças nesse momento. 
Já existe diversas plataformas de delivery que podem ser usadas, algumas de comida, mercado, farmácia, até plataforma de entrega de tudo o que se imaginar, vale uma busca se esses serviços já estão disponíveis na sua cidade e usar uma plataforma que já está pronta. 

Não se sinta preso à tais plataformas, se sua empresa ainda é pequena, ou se ela não pode anunciar nessas plataformas, é possível fazer delivery com seus próprios canais de comunicação. Como a própria Strike Brasil fez, criaram uma página exclusiva no site deles para o cliente agendar o serviço e conversar com a equipe de atendimento. 

Uma empresa de menor porte, com pouca demanda, ou até mesmo um MEI que ainda não tem um site, é bem possível que tenha redes sociais, e-mail - esses canais podem estar disponíveis também para o público para ser a plataforma de delivery. 

Mudar a rotina tão repentinamente pode nos causar um estranhamento, até uma falta de controle de rotina. Se você ainda pensa que se sente perdido nessa situação, se acalme, o momento atual não é sobre o fim de nossa antiga rotina, mas sim, uma forma de nos reinventarmos. É através da crise que se nasce a oportunidade de melhorarmos e de construirmos uma sociedade mais justa e responsável para todos.

Site Desenvolvido por:

Comece uma conversa

Olá! Selecione seu estado e cidade.