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07.05.2020

O que é remap?

Entenda o que é, as vantagens e por que é um bom negócio fazer a reprogramação de injeção eletrônica

Strike Brasil

Para entender o que é, as vantagens e por que fazer a reprogramação de injeção eletrônica é preciso antes saber o que é a injeção eletrônica. Ela foi criada para substituir um antigo componente de veículos, o carburador. 

Injeção eletrônica

Rapidamente se tornou obrigatória em todos os veículos lançados no Brasil. É a injeção eletrônica quem controla várias funções do motor, como a pressão do ar, a entrada de combustível, marcha lenta, tempo de ignição e válvulas. Todo esse controle é realizado por um circuito integrado eletrônico que vai considerando como o motor está funcionando e vai ajustando tudo para chegar ao melhor desempenho. 

O que é reprogramação de injeção eletrônica (Remap)?

A Remap nada mais é do que uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo. É um ajuste do veículo com a intenção de permitir um melhor desempenho para cada necessidade. 

Esse serviço pode ser feito em diversas categorias de veículos, como carros, motos, camionetes, caminhões, máquinas agrícolas e até mesmo em moto aquática. Todo veículo que tenha uma peça chamada de central eletrônica de injeção (ECU), pode receber uma reprogramação. É por meio dessa central que se tem acesso a informações que, quando alteradas levarão a uma otimização do veículo, aumentando a potência do motor e o torque.

Para alterar, são basicamente 3 passos: o profissional acessa a central, faz a leitura, depois é criado um novo software. Nas lojas Strike Brasil esse novo software é desenvolvido por uma equipe especializada de engenheiros da Europa, e segue o mesmo padrão de qualidade europeu. Por fim é feita a gravação desse novo software no seu veículo.

Caso o veículo tenha que voltar ao software original, a Strike tem um backup de todos os softwares originais dos automóveis que já foram feitas a reprogramação de injeção eletrônica.


Por que fazer?

A programação original é feita nas fábricas dos automóveis e essa programação é limitada para que o veículo ande em certas situações que são simuladas ainda na fabricação. 

Nem sempre tal programação corresponde ao potencial do motor, daí a necessidade de fazer uma reprogramação de injeção eletrônica, liberar os cavalos e melhorar a eficiência dos veículos. 

Há reserva de potência na grande maioria dos veículos, mas é válido ressaltar que existem regras e impostos de cada país, por isso alguns modelos idênticos, são vendidos em um país com uma potência e em outros com outra potência.

Vantagens 

Para esclarecer quais são as principais vantagens que a reprogramação de injeção eletrônica pode proporcionar, os veículos serão divididos em 5 grupos diferentes:
  • Veículos leves/camionetes
  • Caminhões
  • Máquinas agrícolas
  • Motos
  • Náuticos
É interessante classificar dessa maneira não só pelo porte e características originais de cada veículo, mas é importante também pelos diferentes resultados que cada categoria suporta. 
A atividade continua sendo de reprogramação de injeção eletrônica, mas para cada categoria e veículo os objetivos mudam e o serviço precisa ser analisado com cuidado antes de ser feita a Remap.

Veículos leves

Esse é o grupo que impulsionou a reprogramação de injeção eletrônica no mundo, desde a década de 90. Aqui no Brasil as primeiras centrais reprogramadas tinham o objetivo de conversão de combustível. A procura por converter um automóvel com motor original à gasolina para o álcool, aumentou bastante ainda mais depois que houve a queda no valor do etanol que chegou a custar cerca de R$ 1,00 (um real) o litro. 

Com a chegada dos motores Flex e o aumento no valor do etanol nos postos de combustível, a reprogramação de injeção eletrônica mudou de foco, o objetivo agora era para conseguir mais potência, torque, melhorar a economia de combustível e a dirigibilidade. 

Em um veículo reprogramado, a resposta será melhor, ou seja, não é preciso pisar tanto para que o veículo desenvolva bem, seja em uma subida ou na retomada de uma ultrapassagem. 

Outros ganhos que se destacam são, uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados. Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro. Esses ganhos são variáveis, nem todos terão a mesma porcentagem de ganho, pois cada carro tem sua especificidade, mas duas vantagens para todos os motoristas são, mais potência e segurança. 

Caminhões

Com a popularização da reprogramação de injeção eletrônica outras categorias começaram a buscar essas melhorias e ganhos. Assim então que os veículos pesados a diesel, começaram a ganhar espaço e fazer parte desse cenário. 

Além da melhoria de potência do motor, os ganhos de torque, os motoristas de caminhões notaram vantagens em outros pontos como, por exemplo, uma melhor resposta e desenvolvimento do motor. Isso, para quem vive na estrada, é de um grande ganho pois proporciona viagens mais curtas, menos troca de marcha, economia de combustível e isso no fim de uma viagem pode significar até mesmo menos desgaste da saúde física do motorista.

Máquinas agrícolas

Com o avanço da tecnologia também inserida no maquinário agrícola, essa categoria também pode fazer a reprogramação de injeção eletrônica e os ganhos para o produtor rural são excelentes. 

Motores mais fortes trabalhando em menos tempo e possibilitando uma atuação maior na sua área de produção, são alguns dos ganhos em máquinas agrícolas. 

Um motor agrícola com mais torque e mais capacidade, trabalhando em uma área com giro menor, traz também ganhos de consumo, o que aumenta significativamente o tempo de vida útil do motor. O produtor vai levar mais tempo para precisar fazer manutenção ou trocar de máquina, que não são baratas, ou seja, no fim das contas é mais lucro ao bolso do produtor rural. 

Motos

Para os motociclistas que amam pilotar sob duas rodas, também é possível aproveitar as vantagens da reprogramação de injeção eletrônica. As motos ganham ainda mais poder de aceleração em todas as faixas de giro, é a convicção de ter um perfeito equilíbrio entre o ganho de desempenho e mais prazer ao pilotar em altas ou baixas rotações.  

Linha náutica

Grupo ainda desconhecido por muitos clientes, mas que tem um potencial para atingir grandes ganhos. A linha de veículos aquáticos também pode passar por uma reprogramação de injeção eletrônica e melhorar a capacidade de resposta, torque e potência, o que garantirá passeios ainda mais esportivos e divertidos. 

Conheça esse simulador e descubra os potenciais ganhos do seu veículo com o software da Strike Brasil.

Quer saber mais sobre reprogramação de injeção eletrônica, siga a Strike Brasil nas redes sociais.

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